..
Página Principal

.

 

eBooks      Contato      Voltar

11 visitantes online


Bombas Submersas (para poços artesianos)

 

Marcas comercializadas:  EBARA, GRUNDFOS, LEÃO e DANCOR

Completa linha de bombas submersas para poços tubulares profundos (artesianos) de 3” a 12”, com vazões de 0,5 m³/h ( 500 litros/hora) a 480 m³/h e Alturas Manométricas de até 360 mca. Diversos materiais de construção (ferro fundido, bronze, aço inox) rotores radiais ou semi-axiais.

Bombeadores com alta resistência contra abrasão por areia e corrosão por águas agressivas, maior rendimento, mancal axial de grande capacidade, construção simplificada, facilitando a manutenção.

Motores elétricos da tradicional marca Franklin e de outros fabricantes, projetados para operação submersa, de construção robusta para trabalho contínuo, de fácil manutenção permitindo re-bobinamento.

 

Sistemas de Bombeamento de um Poço Tubular Profundo 

A escolha do melhor sistema de bombeamento de um poço artesiano depende da análise de vários fatores, onde se incluem: o diâmetro e a profundidade do poço, a profundidade do nível de água e seu rebaixamento, a capacidade e duração do bombeamento, a qualidade da água, os custos iniciais e de manutenção, e a potência requerida.

 

A preservação da qualidade da água e a vida útil de um poço estão diretamente relacionadas, a escolha da bomba adequada.

Dentre os principais tipos de equipamentos, destacam-se:
.

BOMBA SUBMERSA: é o tipo ideal e de maior rendimento para poços de qualquer profundidade. O conjunto moto-bomba é instalado dentro do poço, submerso em alguns metros abaixo do nível dinâmico, funciona silenciosamente e requer pouquíssima manutenção quando bem especificado e corretamente instalado.

BOMBA INJETORA: é uma bomba centrífuga horizontal convencional com um dispositivo (ejetor ou injetor) instalado nas tubulações de sucção e de retorno, submerso no poço. Apresenta baixo rendimento e conseqüente maior custo operacional devido utilizar motores elétricos de maior potência do que uma bomba submersa de igual vazão e pressão.

BOMBA CENTRÍFUGA: Tem grande limitação devido ao fato de que sua utilização somente é possível em poços onde o nível dinâmico (inferior) não ultrapasse a profundidade de aproximadamente 8 metros, no máximo.

COMPRESSOR DE AR (AIR-LIFT): Tem um funcionamento prático e simples. Trabalha na superfície, com motor elétrico ou diesel, tendo em sua instalação dois tubos até o fundo do poço, sendo um tubo para recalque da água e o outro de menor diâmetro para injeção de ar.É o ideal para poços onde exista grande volume de areia misturada a água ou com tendência a acumular sedimentos e também para locais com indisponibilidade de energia elétrica, devido à possibilidade do uso de motores diesel. De negativo registramos o alto nível de ruído e o baixo rendimento, requerendo motores de maior potência que as bombas do tipo submersas.

 

 

Exija do Perfurador de seu poço o Teste (Ensaio) de Vazão por 24 horas (no mínimo), de forma contínua, com relatório indicando os NÍVEIS ESTÁTICO (Superior) e DINÂMICO (Inferior) além da VAZÃO

O Perfil Construtivo do poço é outro documento indispensável que juntamente com o Teste de Vazão deve ser arquivado, pois serão de grande utilidade na especificação ou substituição da bomba, como também em futuras manutenções ou limpeza deste poço.

 

 

Hidrovector Bombas

Hidrovector Bombas e Equipamentos Ltda.
Rua Caviana, 348 A - Taquara, Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22730-140
Telefone: (21) 2423-4099 - Fax: (21) 2435-3954 -
vendas@hidrovector.com.br